em diversas instituições as colunas de tabelas já possuem comentários que informam o significado delas.
Por que não utilizar esses comentários no texto de ajuda de itens?
A melhor prática diz que devemos criar primeiro os Defaults de UI antes de criarmos os formulários e relatórios.
Portanto, este tutorial mostrará uma maneira de incluirmos os comentários de coluna de tabela como texto de ajuda.
Como exemplo utilizaremos a tabela EMP.
Para iniciar iremos incluir os comentários nas colunas da tabela EMP conforme abaixo:
(OBS: Execute cada comando no SQL Commands individualmente ou crie e execute um Script no SQL Scripts do Apex)
COMMENT ON COLUMN emp.empno is 'Código do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.ename is 'Nome do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.job is 'Função do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.mgr is 'Gerente do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.hiredate is 'Data de contratação do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.sal is 'Salário bruto do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.comm is 'Comissão de vendas do empregado';
COMMENT ON COLUMN emp.deptno is 'Departamento de alocação do empregado';
Verifique se os comentários foram inseridos corretamente:
SELECT *
FROM user_col_comments
WHERE table_name = 'EMP'
Agora temos que inserir esses comentários no Default de UI da tabela. Para isso podemos utilizar o seguinte código:
BEGIN
--Comando para sincronizar o default de UI da tabela
APEX_UI_DEFAULT_UPDATE.SYNCH_TABLE (
p_table_name => 'EMP');
--Cursor para percorrer os comentários da tabela que são acessíveis pela view Oracle user_col_comments
FOR cur IN (SELECT table_name, column_name, comments
FROM user_col_comments
WHERE table_name = 'EMP')
LOOP
--Função da API do Apex para atualizar o help do item correspondente àquela coluna
APEX_UI_DEFAULT_UPDATE.UPD_ITEM_HELP (
p_table_name => cur.table_name,
p_column_name => cur.column_name,
p_help_text => cur.comments);
END LOOP;
END;
Pronto! Agora ao criar um formulário a partir desta tabela, a ajuda (help) do item será o comentário correspondente na tabela.
Veja um exemplo de um formulário e relatório criado após a inserção da ajuda nos defaults de UI na tabela EMP utilizando o comando acima.
Repare que o comentário que originalmente estava na coluna ENAME agora está na ajuda do item.
Os mesmo ocorre para todos os outros itens.
Por hoje é isso! Espero que tenha gostado.
Deixe seu comentário sobre o que achou.
Até a próxima!
Boa dica! Parabéns!
ResponderExcluirOi Sidney! Que bom que gostou! Muito obrigado pelo feedback.
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