terça-feira, 21 de julho de 2020

Número máximo de requisições de serviços Web por espaço de trabalho

Olá pessoal,

A partir da versão 18, o APEX implantou funcionalidade de serviços Web que utiliza recursos do ORDS (Oracle REST Data Service).

Como segurança, uma das alterações que foram implementadas foi o controle no número máximo de requisições de serviços Web por espaço de trabalho.

Quando o número máximo de requisições é atingido, ocorre o erro:

ORA-20001: Você excedeu o número máximo de mensagens de solicitações de serviço Web por espaço de trabalho.

A mesma mensagem em inglês é:

ORA-20001: You have exceeded the maximum number of web service requests per workspace


Para verificar quantas requisições foram feitas nas últimas 24 horas, utilize  a seguinte consulta no Comandos SQL:

select count(*)
from APEX_WEBSERVICE_LOG 
where REQUEST_DATE > sysdate - 1

Caso seja necessário, aumente o número máximo de requisições de serviços Web permitidos em 24 horas para todos os espaços de trabalho nesta instância do APEX. Esta definição é feita em um único local e vale para todos os espaços de trabalho. Entretanto, é possível configurar um valor mais específico para um determinado espaço de trabalho.


Para fazer o aumento do número máximo de requisições permitidas para todos os espaços de trabalho no nível da instância, acesse o Internal > "Gerenciar Instância" > "Segurança" na seção "Isolamento de Espaço de Trabalho" defina para o valor desejado a propriedade "Número Máximo de Solicitações de Serviço Web"



No exemplo acima, definimos para 100000 o número máximo de requisições para cada espaço de trabalho.

Caso queira definir um valor diferenciado apenas para um determinado espaço de trabalho, acesse o Internal > "Gerenciar Espaços de Trabalho" > "Espaços de Trabalho Existentes", pesquise pelo espaço de trabalho desejado, clique no link da coluna "Nome do Espaço de Trabalho", na seção "Isolamento de Espaço de Trabalho" defina para o valor desejado a propriedade "Número Máximo de Solicitações de Serviço Web"



Na imagem acima, definimos para 500.000 o número máximo de requisições de Solicitações de Serviço Web para um espaço de trabalho específico, enquanto os outros continuam como o número máximo em 100.000.

Espero que tenha gostado.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário