domingo, 31 de maio de 2020

URL amigável do APEX

Olá pessoal,

há algum tempo fiz uma postagem sobre como funciona a URL "f?p=" do APEX. Na versão 20.1, surgiu a Friendly URL, que numa tradução literal seria URL amigável, mas a equipe do APEX traduziu para URL simples.

Veja um exemplo da nova URL:

https://apex.oracle.com/pls/apex/meu_workspace/r/minha_aplicacao/minha_pagina
?P2_COD=1
&P2_OUTRO_ITEM=10
&debug=YES
&request=minha_requisicao
&clear=RR
&printerFriendly=YES
&session=32902354289930
&cs=89A65BDFDA2EE4DF932C09E678

Onde está escrito "meu_workpace" é o Prefixo de Caminho e deve ser definido no menu "Administração" que fica no canto superior direito do APEX.
Após isso, selecione a opção "Gerenciar Serviço" > "Definir Preferências do Espaço de Trabalho"

Veja na imagem abaixo que definimos para MEU_WORKSPACE.
Observação: Mesmo que o Prefixo de Caminho seja definido em maiúscula, o APEX considera minúscula na URL. Se utilizar letras maiúsuclas na URL no Prefixo de Caminho, NÃO funciona!


O "r" é um termo obrigatório no APEX e não podemos alterar.

O termo "minha_aplicacao" é o apelido da aplicação.  Veja que definimos o apelido com letras maiúsculas, mas na URL utilizamos minúsculas. Neste caso, o APEX não é case sensitive (não é sensível a maiúsculas e minúsculas). Tanto faz utilizar maiúsculas ou minúsculas na URL que vai funcionar.
Obs: Caso não seja definido um alias, o APEX utiliza o número da aplicação na URL.


O próximo termo é o apelido da página, que também não é case sensitive.
Obs: Caso não tenha definido um apelido para a página, o APEX utilizará o número de página.

Repare que os outros parâmetros na URL são os mesmos que eram definidos antes de maneira posicional. Agora a ordem dos parâmetros não importa!

Por que o APEX fez esta funcionalidade de URLs mais amigáveis?

Não é só para ficar mais bonitinho! O principal objetivo foi permitir a indexação das aplicações pelos sites de busca.

Espero que tenha gostado!

Até mais!

Um comentário: