segunda-feira, 10 de julho de 2017

URL do APEX

Olá pessoal,

A URL do APEX possui uma regra de formação que é muito interessante conhecer.

Ela possui o formato semelhante ao apresentado na imagem abaixo.


O objetivo desta postagem serão os valores que ficam separados por ":" após o trecho "f?p=" da URL.

Repare que, na figura acima, logo após o trecho "f?p=" há o número 9829. Este número é o número da aplicação. Ele deve ser único dentro de uma instância do Apex. Pode-se utilizar o apelido da aplicação em vez do número.

Em seguida, há o número "7" que indica o número da página. Pode-se utilizar também o apelido da página.

Após isso, há um número bem grande "2010875792236801" que é o número da sessão. A sessão é gerada automaticamente pela engine do Apex e é utilizada para o gerenciamento da sessão: valores de componentes, usuário logado etc.

O texto "EDIT" é a requisição que está sendo passada para a página.

O trecho "NO" indica que a aplicação NÃO está no modo depuração (debug). Para ajustar a aplicação no modo de depuração, deve-se colocar "YES" ou "LEVELn", onde n é o nível de depuração desejado (1 a 9). O default para "n" é 4. Se quiser uma maior nível de depuração deve-se colocar valores mais altos para "n". Por exemplo, pode-se colocar LEVEL9, caso queira o maior nível de depuração.

O número "7" que vem logo após o "NO", indica que a limpeza de cache deve ser realizada para a página 7. Pode-se passar qualquer um dos valores da coluna "String da URL" de acordo com o quadro abaixo.

"P7_COD_CLIENTE" é o nome do item de entrada (input parameter) que receberá algum valor passado pela URL. Para mais de um item, coloque os nomes dos itens separados por vírgula.

"2" é o valor que está sendo passado para o item de entrada. No caso P7_COD_CLIENTE está sendo "setado" para o valor 2.

O último "NO" indica que a página não está no modo de impressão amigável. Para que esteja no modo de impressão, deve-se utilizar o valor "YES".

Achou complicado? Segue um quadro resumo com os componentes da URL.


Espero que tenha gostado!

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário