segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Limitar informação exibida em coluna do relatório interativo, mas manter coluna pesquisável

Prezado,

tudo bem?
Caso não deseje ter uma coluna com uma grande quantidade de texto conforme a coluna Observacao da figura abaixo.



E deseja-se tornar o relatório interativo mais limpo é interessante exibindo apenas os primeiros caracteres do texto da coluna.

Para isso, altere o source do relatório criando uma coluna com o texto desejado e na propriedade "Expressão HTML" da guia "Formatação de Coluna" da coluna que deseja reduzir o texto, digite:

<span title= #NOME_COLUNA#> #TEXTO_EXIBIDO#</span>


Pronto! Seu relatório interativo vai exibir um texto reduzido (coluna: OBSERVACAO2), mas continuar pesquisando no texto completo (coluna: OBSERVACAO).

Veja o exemplo abaixo em que a busca traz o registro ao pesquisarmos pelo termo 'Suspendisse' que está presente no texto original do Lorem ipsum, mas não está sendo exibido na coluna Observação do relatório!



Observação: Essa propriedade existe apenas no Apex 5! Para fazer isso nas versões anteriores, digite o HTML de span no source da própria consulta e altere a propriedade de coluna para "Coluna Padrão do Relatório" (Standard Report Column) para que o HTML seja interpretado.

Deixe seu comentário!

Espero ter ajudado!

2 comentários:

  1. Olá Anderson, eu não consegui.
    minha versão é Oracle APEX 19.2.

    Na coluna não há source apenas no content body da pagina. Não consegui limitar a informação da coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acabaram com o conceito de Source no relatório. Agora você tem que escolher o Tipo: Consulta SQL e na consulta incluir a coluna que deseja exibir.

      Excluir