quinta-feira, 14 de maio de 2020

Como verificar erros pelo id de depuração


Olá,

espero que todos estejam bem!

Estes dias recebi uma tela em que o desenvolvedor não sabia como proceder para identificar o problema.

Acima aparece o erro ORA, mas na mensagem mais abaixo tem um "id de depuração" de número 280691424.

Como consultar este erro a partir do id de depuração?

Muito simples!

Vá ao Comandos SQL e digite:

SELECT *
FROM    apex_debug_messages
WHERE  page_view_id = 280691424
ORDER BY id

Substitua o número 280691424 para o id de depuração do erro em seu sistema.

Outra maneira de fazer isso é acessar no "App Builder" a aplicação que gerou o erro.

Após isso clique em Utilitários > Mensagens de Depuração e pesquise pelo id de depuração desejado.


Clique no link com o número do id de depuração e verifique o que ocorreu.

Até a próxima!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Objetos de banco com tag vermelha no Browser de Objetos

Olá,

algumas pessoas ficam intrigadas com o fato de no "Browser de objetos" aparecer uma tag vermelha indicando que o objeto está inválido.

Veja na figura abaixo um exemplo:



Este é um comportamento padrão do Oracle. Quando modificamos um objeto, os objetos dependentes ficam inválidos, pois o Oracle espera que a gente os recompile.

Se você tem certeza que a modificação que você fez, não terá impacto nos objetos dependentes, não fique preocupado com isso!

Quando a aplicação precisar utilizar este objeto "inválido" (na verdade ainda não recompilado), a primeira coisa que o Oracle fará automaticamente é a recompilação do objeto e, caso realmente esteja tudo certo, o objeto será utilizado normalmente!

Caso prefira, para remover a tag vermelha, você precisa recompilar o objeto!


Mas se houver muitos objetos, rode o script abaixo no Comandos SQL para recompilar todos os objetos inválidos (A execução pode demorar alguns segundos dependendo da quantidade de objetos inválidos):

BEGIN
DBMS_UTILITY.compile_schema(schema => :NOME_ESQUEMA, compile_all => false);
END;

Repare na imagem abaixo que a minha execução demorou mais de 6 segundos, mas este tempo pode ser maior dependendo do seu ambiente.





Para conferir os objetos que ainda permanecem inválidos (agora sim com provável erro), execute a seguinte consulta no Comandos SQL:

SELECT object_type,

       object_name,
       status
FROM   user_objects
WHERE  status = 'INVALID'
ORDER BY object_type, object_name;

Espero que tenha gostado!

Até a próxima!


sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Erro: ORA-00001: unique constraint (APEX_XXXXXX,WWV_FLOW_PAGE_PLUG_IDX2) violated

Olá pessoal,

fizemos recentemente upgrade de versão do Oracle Apex.

Recomendamos a nossos desenvolvedores que atualizassem o tema nas aplicações que foram criadas antes do upgrade.

Ao tentar fazer a atualização do tema, seguindo os passos:

Shared Components > Themes > Universal Theme - 42 > "Refresh Theme"

Observação: Não esqueça de fazer uma cópia da aplicação antes dessa operação!

Ocorre o erro título deste post:


Esse é uma constraint interna do Apex "APEX_XXXXXX.WWV_FLOW_PAGE_PLUG_IDX2" e utiliza uma nomenclatura que depende do conhecimento do histórico do Apex para poder decifrar.


  • APEX_XXXXXX é o owner que armazena os metadados do Apex. O XXXXXX é o número da versão. Se sua versão for Apex 19.1, então aparecerá APEX_190100.
  • WWV quer dizer que estará visível na internet (www). Há 20 anos não era comum aplicações disponibilizar informações na internet!
  • FLOW era o nome original da tecnologia que atualmente conhecemos como Apex. Veja que a ideia inicial era implementar "Fluxos de trabalho" (Flows).
  • PAGE_PLUG é como as regiões são conhecidas internamente.
Portanto, o erro está dizendo que há um problema de constraint única em alguma região do Tema.


Para descobrir o problema, vamos em "Shared Components" > "Templates" e filtrar pelo Type = "Region".

Além disso, vá em "Actions" do relatório e mova para a direita "Display in Report" todas as colunas.

Veja no relatório que há um template que está definido localmente, ou seja, não está inscritos no Tema (Coluna "Subscribed From" nula) e que possui o mesmo nome (Coluna "Name" = "Standard") de um template padrão do Apex.



A solução para o problema foi renomear o Template localmente definido "Standard" (que está com o mesmo nome de um template padrão do Apex) e o refresh do Tema funcionou bem!!!

Espero que tenha sido útil!

Até a próxima!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

GUOB Tech Day - Oracle Groundbreakers Latin America Tour 2019


Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do principal evento do Grupo de Usuários Oracle do Brasil: GUOB Tech Day. Este evento faz parte do Oracle Groundbreakers Latin America Tour que percorrerá diversos países da América Latina com palestrantes renomados da tecnologia Oracle.

A conferência ocorrerá no dia 10 de agosto na Universidade Nove de Julho - UNINOVE em São Paulo - SP.

Farei uma apresentação sobre Ações dinâmicas no Oracle Apex. A agenda completa pode ser vista no link: https://guobtechday2019.eventize.com.br/index.php?pagina=3

Inscrições pelo site: https://guobtechday2019.eventize.com.br/index.php?inscricao

sexta-feira, 8 de março de 2019

Busca ignorando acentuação em relatórios

Olá pessoal,

hoje vamos falar sobre como fazer para a busca no Apex ignorar a acentuação das palavras, o til e a cedilha.

Se criarmos uma aplicação utilizando a configuração padrão e buscarmos no relatório interativo pelo termo 'Jose' (sem acento!), não há dados encontrados conforme imagem abaixo.



Entretanto, se buscarmos pelo termo 'José' (com acento)  resultados são apresentados.



Isso é muito chato para o usuário, pois é difícil saber quando um nome foi escrito com ou sem acento. Não é mesmo?

Para resolver isto, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Em Componentes Compartilhados,  clique em "Atributos de Globalização".

Globalizacao.png


Passo 2)  No campo "Comparação de Valor do Caractere" digite "BINARY_AI" e no campo "Procedimento de Comparação de Valor do Caractere" selecione "Linguístico".

Valores.png

Passo 3) Clique em "Aplicar Alterações"


Nota: a função não funciona para o item "Campo de Texto com preenchimento automático" (“Text Field with autocomplete”)

Agora ao pesquisar por "Jose" (sem acento), repare que aparecem resultados. 

Essa configuração resolve também o problema da cedilha e do til.

Espero que tenha gostado!
Até a próxima.

domingo, 30 de setembro de 2018

Criando colunas de auditoria em tabelas Oracle

Olá pessoal,

é comum a inclusão de colunas de auditoria quando se cria um sistema.

As colunas de auditoria são as que armazenam informações sobre a criação e alteração do registro que se encontra na tabela. Os nomes de coluna mais comuns em Português são: CRIADO_POR, CRIADO_EM, ALTERADO_POR e ALTERADO_EM.

Primeiramente temos que criar essas 4 colunas em todas as tabelas (Caso já não existam).

Calma! Você não precisará entrar em todas as suas dezenas (ou centenas) de tabelas e alterar.

Segue um script para fazer esta atividade de forma automática.

Copie e cole o script abaixo no Comandos SQL e pressione "Executar" (ou "Run")

--------------------INICIO SCRIPT---------------------
----------------Inclui colunas de auditoria-------------
BEGIN

FOR cur IN (select * from user_tables) LOOP

   EXECUTE IMMEDIATE 'alter table ' || cur.table_name || ' add (CRIADO_POR VARCHAR2(255))';
   EXECUTE IMMEDIATE 'alter table ' || cur.table_name || ' add (CRIADO_EM DATE)';
   EXECUTE IMMEDIATE 'alter table ' || cur.table_name || ' add (ALTERADO_POR VARCHAR2(255))';
   EXECUTE IMMEDIATE 'alter table ' || cur.table_name || ' add (ALTERADO_EM DATE)';

END LOOP;

END;
------------------------FIM SCRIPT-------------------------

Ao final da execução, aparecerá uma mensagem de sucesso, conforme imagem abaixo.



Para ter certeza de que deu certo, vá ao Browser de Objetos e confira se as colunas foram criadas.



A melhor maneira de garantir que suas colunas de auditoria serão preenchidas corretamente, é por meio de trigger no banco de dados.

Para facilitar o trabalho, segue um script que cria as triggers para as tabelas com tamanho menor que 26 (As tabelas com tamanho maior que 26 deverão ser criadas manualmente).

O script deve ser executado no Comandos SQL também.

Observação: O trecho que utiliza APEX$SESSION funciona apenas a partir do Apex 5, portanto deve ser alterado para versões anteriores do Apex.

--------------------INICIO SCRIPT---------------------
DECLARE
   v_comando VARCHAR2(4000);

BEGIN

FOR cur IN (select * from user_tables where length(table_name) <=26) LOOP 
   v_comando := 'create or replace trigger BIU_'||cur.table_name||' before insert or update on "'||cur.table_name||'" 
for each row 
begin
    if inserting then
        :new.criado_em := sysdate;
        :new.criado_por := nvl(sys_context(''APEX$SESSION'',''APP_USER''),user);
    end if;
    :new.alterado_em := sysdate;
    :new.alterado_por := nvl(sys_context(''APEX$SESSION'',''APP_USER''),user);
end;';
htp.p(v_comando);
EXECUTE IMMEDIATE v_comando;

END LOOP;

END;
------------------------FIM SCRIPT-------------------------

Verifique se o comando foi executado corretamente. Você pode ir também ao Browser de Objetos e conferir se as triggers foram criadas sem problemas.


Para verificar quais tabelas devem ter as triggers criadas  manualmente, execute o SELECT abaixo no Comandos SQL.

select * from user_tables where length(table_name) >26


Utilize o CREATE TRIGGER abaixo no Comandos SQL substituindo as tags <<nome_tabela_abreviada>> e <<nome_tabela>> pelo nome desejado.

create or replace trigger BIU_<<nome_tabela_abreviado>> before insert or update on <<nome_tabela>> 
for each row 
begin
    if inserting then
        :new.criado_em := sysdate;
        :new.criado_por := nvl(sys_context('APEX$SESSION','APP_USER'),user);
    end if;
    :new.alterado_em := sysdate;
    :new.alterado_por := nvl(sys_context('APEX$SESSION','APP_USER'),user);
end; 

Pronto! Agora basta inserir algum registro por algum formulário ou fazer algum comando DML diretamente no banco que as colunas serão preenchidas.

Espero que tenha gostado!

Até a próxima.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

O que é essa tabela HTMLDB_PLAN_TABLE? Posso apagar?

Olá pessoal,

hoje vamos falar sobre a tabela HTMLDB_PLAN_TABLE que aparecem em esquemas Oracle associados a algum workspace do Apex.

Afinal, para que serve esta tabela? Posso apagá-la?

Ao realizar uma busca por HTMLDB_PLAN_TABLE na documentação da Oracle e do Apex: No results found.

Caso a tabela HTMLDB_PLAN_TABLE já exista, execute o comando de dropar e após isso faça uma consulta para confirmar a não existência.
Observe que o Comandos SQL informa que "a tabela ou view não existe", quando um comando de SELECT é executado.

Seguem os comandos executados:
DROP TABLE htmldb_plan_table;
SELECT * FROM htmldb_plan_table;

Após isso, digite um comando de SELECT qualquer. Utilizei o comando abaixo:

SELECT * 
FROM emp e
JOIN dept d ON e.deptno = d.deptno

Clique em "Explicação" e verifique que o Comandos SQL apresenta o resultado equivalente ao Explain Plan da Oracle.
Veja referência para o Explain Plan na documentação da Oracle: https://docs.oracle.com/database/121/SQLRF/statements_9010.htm#SQLRF01601
Caso prefira um artigo em português, segue o do colega Tércio Costa (Oracle ACE Associate):  https://oraclepress.wordpress.com/2017/01/16/explain-plan/


Após isso, veja que o Apex criou a tabela htmldb_plan_table com o resultado do explain plan.

Conclusão

A tabela HTMLDB_PLAN_TABLE é utilizada pelo Apex para armazenar os resultados da "Explicação" (Explain plan) de consultas e pode ser apagado sem medo.